sexta-feira, 4 de março de 2016

No dia 20 de fevereiro foi ao ar esta cena pela Globo na novela Totalmente Demais. http://gshow.globo.com/novelas/totalmente-demais/ca...

HOMOFOBIA

Nenhum comentário:
 

No dia 20 de fevereiro foi ao ar esta cena pela Globo na novela Totalmente Demais.
(Cena 12)

Na nossa primeira análise do ano falaremos sobre o preconceito contra os homossexuais.

Para começar selecionei um artigo de Raphael Andrade publicado no Medium com o título: Até quando as novelas utilizarão o "gay pronto para consumo"?. Na qual ele comenta não só do personagem de Pablo Sanábio. Mas outros personagens que passaram pela nossa teledramaturgia. Vale a pena ler!
https://medium.com/@raphaelandrade/at%C3%A9-quando-as-novelas-utilizar%C3%A3o-o-gay-pronto-para-consumo-62d38ac0f7d3#.wy00e3yog

Apresentei esta matéria para não repeti-lo, pois no final sempre mostramos como o tema foi tratado em outras novelas. Vamos a análise!

Max (Pablo Sanábio) está andando com Ursão conversando normalmente e pega na mão de Ursão o qual recusa. Max pergunta surpreso "Você não quer andar de mãos dadas?" a resposta "Assim aqui na rua eu fico com vergonha." E Max rebate "Relaxa! Ursão, a gente tá no século vinte e um (XXI). Impossível que alguém ainda se incomode com isso."
Por que você disse isso Max?
Enquanto eles conversam eles passam por um grupo de rapazes. Um dos rapazes saí do grupo e pega uma pedra. E atinge Max nas costas. Max e Ursão se viram para trás e o grupo começa a provocação. "Que que é casal de Bichinhas (em tom de ironia). Machucou foi? " Outro rapaz "Essa raça tem que tudo é que ir por Inferno, sabia?" Ursão pede para Max e ir embora. Mas Max quer falar umas verdades para os rapazes.
Max, por que você não ouviu o Ursão?
Ursão foge e Max apanha sozinho de quatro rapazes.

(Cena 13)

Max continua sendo agredido e Rafael (Daniel Rocha) vê assim como o porteiro do prédio em frente. O porteiro chama a polícia e Rafael pega um galho de árvore para bater nos rapazes, mas o porteiro anuncia que a polícia está a caminho e os rapazes fogem. O Max levou tabefe, porrada e chute. Ai! Max se recusa a ir para o hospital. Rafael leva ele para o seu apartamento.

(Cena 16)

Rafael chama Lu (Julianne Trevisol) para ajudar o amigo. Rafael incentiva Max a ir na delegacia "Quando você estiver melhor eu vou levá-lo para a delegacia.Vamos dar queixa desses caras!" Max responde "Eu não me lembro da cara deles, estava escuro. Não vai dar em nada mesmo." Até pelo jeito de falar dá para sentir a dor do Max.  Após mais uma insistência de Rafael. Max reage "Eu sei, mas Ahhhhh! (Um grito agonizante. Seguido de uma fala chorosa.) Eu só quero esquecer." Vamos dar uma avançadinha... "Rafael, eu me enganei. Eu achei que o mundo todo era seguro para pessoas que nem eu. Eu fiquei tão acostumado com esse mundinho da moda que eu ... O que aconteceu hoje... Eu lembrei que tem muita intolerância, muito preconceito e muito ódio." Mais uma avançada. "Por que eu não posso andar de mãos dadas, igual a todo mundo? Eu não posso ter medo de andar na rua. Eu tenho o direito de ser feliz também." Rafael elogia Max e toca o sinal do recreio. (ahn?!) Desculpa e toca a campainha. A Lu e o Jamaica (Gabriel Reif) chegam para ajudar. E a Lu também insiste no fato de Max ir prestar queixa na delegacia. E Jamaica sugere de colocar o caso nas redes sociais. E para encerrar a frase da Lu. "Homofobia é crime!"

Sanábio fez uma ótima atuação. Mas o medo do Max não o permitiu ir a delegacia fazer a denúncia. Vamos as leis!

A Constituição Federal brasileira não cita a homofobia diretamente como um crime. Todavia, define como “objetivo fundamental da República” (art. 3º, IV) o de “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, ou quaisquer outras formas de discriminação”.  É essencial ter consciência de que a homofobia está inclusa no item “outras formas de discriminação” sendo considerada crime de ódio e passível de punição.
Através da Lei Estadual 10.948/2001, o estado de São Paulo estabeleceu diferentes formas de punição a diversas atitudes discriminatórias relacionadas aos grupos de pessoas que tem manifestação sexual perseguida por homofóbicos e intolerantes. Atualmente está em tramitação no Congresso o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/2006 que tem como proposta a criminalização da discriminação gerada por diferentes identidades de gênero e orientação sexual.
Copiado de:
http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1039&Itemid=262

Todo o artigo três copiado da constituição. O artigo está inserido no Título I "Dos Princípios Fundamentais"

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. 

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm

Ficou claro que é um crime? Então concluo que o Max deveria ter denunciado. E espero que ele não tenha que passar por isso de novo para ir na delegacia. Infelizmente casos como este ainda ocorrem. Então reforço a frase "Homofobia é crime."

Nossa primeira análise foi sobre o racismo em:
http://fanficsenovelas.blogspot.com.br/2015/06/racismo.html
O racismo é outro tipo de preconceito e ainda ocorre. Vale a pena conferir!

Para finalizar um agradecimento a toda a equipe de Totalmente Demais especialmente para os autores Rosane Svartman e Paulo Halm pela cena. E pela belíssima atuação do ator Pablo Sanábio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Created By Sora Templates