segunda-feira, 8 de junho de 2015

Foto: Gshow No dia 30 de maio foi ao ar esta cena na novela Babilônia (Globo - 21:10) : http://gshow.globo.com/novelas/babilonia/video...

RACISMO ?!

Nenhum comentário:
 
Foto: Gshow
No dia 30 de maio foi ao ar esta cena na novela Babilônia (Globo - 21:10):

http://gshow.globo.com/novelas/babilonia/videos/t/cenas/v/regina-e-julia-falam-sobre-preconceito/4219427/?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_content=entretenimento&utm_campaign=Babilonia

Regina (Camila Pitanga) comenta com a sua mãe, Dora (Virginia Rosa), que sua filha, Júlia (Sabrina Nonata), está estranha e vai averiguar o porquê.
Juju conta a mãe que está triste pois a menina na escola lhe disse "que seu cabelo é ruim" a mãe tenta contornar dizendo que a menina sentia inveja e Juju rebate Inveja por que? O cabelo dela é liso". Neste momento Regina fita o chão. O que expressa a preocupação da mãe em relação ao preconceito sofrido pela filha e pior a baixa-estima da filha pela menina ter dito: " inveja por que? o cabelo dela é liso".
E agora como explicar isso para uma criança?Como explicar a uma criança sobre o preconceito racial? E que ser afrodescendente é tão bonito como ser de qualquer outra etnia. E mais que isso sentir orgulho de si e de como você é.
Então Regina justifica como uma longa história de luta.
Nesse momento lembrei da novela Lado a Lado na qual mostra algumas situações das quais passaram os ex-escravos após a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República.
Voltando a cena ... Regina explica para filha que: "hoje existe até uma lei contra essas besteiras de gente que fala mal do nosso cabelo, da nossa cor de pele" e explica que se a menina não fosse uma criança poderia até ser presa. Juju rebate de novo :" outro dia lá perto da escola a moça disse que o homem foi preso, mas ele não fez nada. A polícia levou ele só porque ele era negro."
Como confiar na lei se os homens da lei também cometem preconceitos?
Mais uma vez Regina fita o chão. Concorda com a filha que o preconceito ainda ocorre e incentiva a menina a ser corajosa e denunciar/falar quando acontecer. E começa a dar exemplos de pessoas próximas da menina que são corajosas e que se orgulham de serem o que são, ela cita Paula (Sheron Menezzes) e Tadeu (Cesar Mello).
E por fim ela coloca a filha em frente ao espelho e mostra o quanto Juju é linda e mais faz a menina reconhecer isso para incentivar a auto-estima da menina.

Qual é a lei citada por Regina?

Trata-se da lei nº 7.716 de 5 de junho de 1989 a qual define os crimes resultantes de raça ou de cor.

" Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional." 
A lei completa assim como suas modificações pode ser lida em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7716.htm

Isso realmente ocorre nas escolas ou somente na novela?

Infelizmente ainda ocorre. As crianças repassam espontaneamente o que elas ouvem dos adultos. Por isso é importantíssimo o papel da escola e dos professores em explicar e fazer com que os estudantes e seus pais apreendam seus direitos e deveres, as consequências de seus atos. E como isso ocorre e ocorreu. Explicar a longa história a qual Regina se refere e analisar a lei 7.716.

E qual é essa longa história?

No século XV os portugueses ultrapassaram os limites da Europa e foram explorar o mar. E a primeira terra a qual ancoraram foi na Costa da África. Estabeleceram ali feitorias as quais eram responsáveis pelo escambo (troca de mercadorias) com os nativos. Em 1500 encontram o Brasil e também instalam suas feitorias. Após a invasão dos franceses o rei português é obrigado a colonizar o Brasil para expulsar os franceses. 
O Brasil terra de povos nômades ainda tem locais de matas fechadas uma realidade muito distante da europeia. Portanto colonizar não é só explorar as terras é também "europeizar" as terras. E quem vai explorar e transformar as matas fechadas em fazendas. Principalmente fazendas e engenhos para a produção de açúcar, especiaria muitíssima apreciada pelos europeus. Quem fará isso?
Os povos nômades da América, o qual não sabe a língua e os mesmos não tem o costume de se fixar em um local. Ou os povos africanos escravizados por outros povos africanos?
Como?
Sim. Os povos africanos guerreavam entre si e o povo perdedor se tornava escravo do povo ganhador. Portanto os portugueses somente negociavam com os povos africanos os escravos deles. E os transportavam para a Europa e a América para serem escravos.
E durante séculos os portugueses transportaram africanos pelo Atlântico para estes trabalharem e serem tratados como animais em fazendas e casas.
E para justificar a escravidão dos africanos e "proteger" os americanos (tanto os povos nômades do sul quando os sedentários do norte e dos Andes) os jesuítas (padres) diziam que os africanos eram descendentes de Cam e como camitas estavam predestinados a maldição.
Então além de serem vistos como animais e escravos os africanos também passaram a serem vistos como malditos.

E quando finalmente acabou a escravidão (perante a lei) em 1888. Quando a princesa Isabel assina a Lei Áurea que por fim a Escravatura. O que acontece com os africanos que aqui foram escravizados e com seus descendentes que também foram?
Alguns fazendeiros passaram a pagar um salário para seus ex-escravos. Outros os expulsaram. Os africanos e afrodescendentes ficaram sem ofício e sem moradia. Então passaram a sobreviver perante as condições precárias as quais foram submetidos.

Um resumo da história, porém não justifica como os afrodescendentes são tratos hoje. Cerca de 137 anos depois da Abolição da Escravatura.

Por fim queria parabenizar o autor Gilberto Braga e seus colaboradores pela cena. Pois ela não trata apenas do racismo, mas como isso atinge e é absorvido pelas crianças e as levam a baixa-estima e a falta de confiança. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Created By Sora Templates